3 coisas que todo empreendedor deveria saber sobre Marketing de Conteúdo

3 coisas que todo empreendedor deveria saber sobre Marketing de Conteúdo

Disponibilizar conteúdo é uma das estratégias de marketing que traz o retorno mais positivo para a sua empresa. O seu custo é inferior às outras técnicas, e pode ser extremamente valioso para o seu negócio.

Aqui, nós listamos 3 coisas que todo empreendedor deveria saber sobre marketing de conteúdo. Assim, você tira todas as suas dúvidas sobre o que é exatamente, como isso irá impactar a sua marca e quais são as melhores maneiras de implementá-lo. Confira!

1. O que é marketing de conteúdo?

É uma estratégia que possui um objetivo primordial: gerar valor ao consumidor ou oferecer algo que resolva seus problemas. Seja através de vídeos, infográficos, podcasts ou artigos para blog, você educa a sua audiência e responde a todas as dúvidas.

Quando se fornece valor, a sua audiência se engaja com a sua campanha. Em outras palavras, ela passa a consumir o que você está fornecendo, e terá maiores chances de visitar a sua empresa ou entrar em contato para fechar negócio.

2. Qual é o custo-benefício?

Antes de investir em qualquer técnica para divulgar a sua marca, é necessário conhecer os custos envolvidos. É claro que isso varia de região a região, no entanto, de acordo com uma pesquisa realizada pela Demand Metric, o custo do marketing de conteúdo é cerca de 60% menor em relação a outras estratégias, ao passo de que aqueles que investem na técnica veem os seus leads crescendo mais de 67% ao mês.

Isso se deve ao fato de as pessoas estarem interessadas em efetivamente resolver seus problemas, buscando por alternativas e soluções práticas. Um conteúdo bem elaborado entrega tais informações, além de que pode ser produzido por uma equipe reduzida de profissionais e postado no seu website sem custos adicionais. Você paga apenas pelos artigos ou peças de conteúdo.

3. A estratégia é simples

Você precisa entender basicamente três conceitos para construir uma estratégia sólida: funil de vendas, persona e palavras-chave. Explicaremos de maneira simples o que cada um desses termos significa.

Funil de vendas

É uma maneira de imaginar os estágios de venda em que você pode posicionar o cliente.

  • No topo do funil, está aquele indivíduo que ainda não sabe que tem um problema, então você irá informá-lo sobre isso. Por exemplo, um artigo com o título “Sem um software especializado, sua empresa está perdendo dinheiro”;
  • No estágio seguinte, o meio, ele tem noção da sua situação, e irá buscar maneiras de resolver. “Vantagens de se investir em um software especializado”;
  • E no final do funil, ele está pronto para tomar uma decisão, e é quando você irá falar sobre o seu produto. “Entenda como o software X irá ajudá-lo”.

O funil de venda é simples assim. Você captura um lead em potencial, ele entra na sua página e você, gerando valor, o incentiva a fechar negócio com a sua empresa.

Persona

Esse é um indivíduo parcialmente fictício que possui todas as características do seu cliente ideal. Ele nasce do seu público-alvo, mas possui nome, idade, renda mensal média, área de atuação e o que está buscando na sua empresa.

É importante definir uma persona, pois mesmo sendo alguém que não existe realmente, é esse indivíduo que você irá buscar. Seus conteúdos serão direcionados a ele. Assim, você pode focar a sua estratégia.

Palavras-Chave

Esses são os termos essenciais do seu texto. É através deles que a audiência irá encontrar o seu conteúdo. Para cada mercado, há um conjunto diferente; para cada estratégia, algumas são essenciais. Aquelas muito buscadas servem para você gerar tráfego, e as mais específicas são usadas pelo cliente que está buscando o seu serviço.

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia simples que traz grandes resultados para a sua empresa. No entanto, é necessário estar atento a alguns detalhes, como a escolha de palavras-chave e a definição da persona. A produção do conteúdo também é fundamental, pois é com ele que você irá conversar com o cliente e expor a sua marca.

Nós, da Agência Huge, somos especializados em Marketing Digital e podemos ajudá-lo a gerar valor e engajar o seu público. Entre em contato pelo nosso site ou através do telefone. Estamos prontos para responder suas dúvidas.

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