Inbound x Outbound Marketing: Qual a melhor opção?

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O Inbound e o Outbound são estratégias de marketing que as empresas utilizam para atrair mais consumidores. Porém, você se pergunta: quais são as diferenças entre elas? Qual a melhor opção? Essas e outras questões iremos tratar neste artigo para que você possa aperfeiçoar cada vez mais as estratégias de negócios em sua empresa!

 

O Inbound quer dizer “marketing de atração”. Ele busca trazer para perto novos clientes através de ações que visam se comunicar com o consumidor indiretamente. Isso acontece normalmente pela internet, quando uma pessoa realiza uma busca por determinado produto ou serviço, por exemplo.

O Outbound é o marketing tradicional, usado pela mídia. Ele serve diretamente para alcançar mais compradores para aquele item específico anunciado. É uma maneira ativa de chamar a atenção do público-alvo para o que é vendido. Assim, também mostra sobre o que pode ajudar a satisfazer as necessidades ou desejos do cliente com relação àquela marca.

Inbound X Outbound

O Inbound permite mais interatividade entre o possível comprador com o site da empresa. Esta pode criar materiais digitais informativos, como blogs, e-books, vídeo-aulas, páginas nas redes sociais, entre outras ferramentas gratuitas. Também podem ser realizadas propagandas no Facebook Ads, no Instagram e no Google Adwords, por exemplo. Diante disso, o vendedor irá atrair mais pessoas e produzir mais leads sobre seus conteúdos.

O comprador poderá ter acesso a essas informações que agreguem conhecimento. Isso vai dar mais credibilidade à empresa e ao produto que é oferecido por ela. Do mesmo modo, o cliente precisará se inscrever para receber tais conteúdos. A partir daí o vendedor terá uma opção de anunciar através desses e-mails, oferecendo promoções exclusivas para seu internauta assíduo.

Nessas e outras ações, é possível analisar como está o CAC (Custo de Aquisição de Clientes). Ele é calculado por meio da razão entre o valor investido e a quantidade de clientes novos conquistados. Também é possível identificar o CRO (Taxa de Otimização de Conversão). Por exemplo, 800 pessoas acessaram o blog de um vendedor, porém, 250 se cadastraram para receber mais informações. Estas pessoas seguiram o que foi indicado para ser feito no site. O cálculo do CRO será assim: 250 / 800 = 0,3125. Multiplica-se por 100: 31,25% de conversão de usuários em leads.

Contudo, no Outbound, as vendas são mais objetivas e estão preocupadas, necessariamente, com os prazos em que se dará o retorno sobre o que é investido. Nesse método, o relacionamento da empresa com os potenciais clientes ocorre em grande escala. Por exemplo, os anúncios em jornais, revistas, rádios, televisão, banners, telefonemas, entre outras formas que não têm a obrigatoriedade do uso da internet para anunciar o que se deseja vender.

Por outro lado, podemos usar as duas formas de fazer propagandas, uma complementando a outra. Uma empresa usa o Inbound através do cadastramento, por exemplo. Ela coleta os dados dos usuários em seus sites, como o número de telefone fornecido. O vendedor dessa companhia pode entrar em contato com o usuário que lhe forneceu esse dado para oferecer seu produto.

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